20/10/2025
Pensão alimentícia: vai muito além da comida
Quando se fala em pensão alimentícia, muitas pessoas pensam apenas em garantir alimentação. Mas, juridicamente, o termo “alimentos” tem um significado muito mais amplo e engloba a satisfação de diversas necessidades essenciais para garantir uma vida digna ao beneficiário.
A pensão alimentícia deve contemplar, entre outros aspectos, dentre eles: a) Alimentação adequada; b) Educação; c) Saúde; d)Vestuário; e) Lazer.
A definição do valor da pensão leva em consideração dois critérios fundamentais: a necessidade de quem recebe e a possibilidade de quem paga. Essa relação deve sempre buscar equilíbrio e garantir a proteção integral, especialmente no caso de crianças e adolescentes.
O não pagamento da pensão alimentícia pode gerar sérias consequências jurídicas, como a prisão civil do devedor e a inclusão do seu nome nos cadastros de inadimplentes. Por isso, o cumprimento dessa obrigação não é apenas uma questão legal, mas também de responsabilidade familiar e social.
Pensão alimentícia não é um favor — é um direito.
Compartilhar informação também é uma forma de proteger famílias e fortalecer direitos.
Sobre o autor: Daniel Coregio é advogado e professor universitário, pós graduado em direito processual civil, direito penal, direito ambiental e direito médico e da saúde.
#Pensãoalimentícia #direitodefamília #fixaçãodepensão
Olá! Clique em um de nossos representantes e tire todas as suas dúvidas.