Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Justiça, dignidade, respeito e honestidade: reflexões de fim de ano

19/12/2025

Justiça, dignidade, respeito e honestidade: reflexões de fim de ano

O fim de ano é um momento de pausa, balanço e recomeço. No Direito, esse período convida à reflexão sobre valores que vão muito além de leis, prazos e processos.

Como já ensinava Ulpiano, “a justiça é a constante e perpétua vontade de dar a cada um o que é seu”. Essa lição permanece atual e nos lembra que a Justiça não se resume à aplicação fria da norma, mas exige sensibilidade, escuta e compromisso com a realidade humana que existe por trás de cada conflito.

Processos têm números, mas envolvem pessoas, histórias e consequências reais. Por isso, a dignidade da pessoa humana, fundamento da Constituição Federal, deve orientar todas as relações jurídicas, seja no Judiciário, na Administração Pública ou no convívio social.

O respeito é a base da convivência democrática, mas ele só se sustenta quando acompanhado da honestidade. A honestidade nas relações pessoais, profissionais e institucionais fortalece a confiança, reduz conflitos e aproxima a sociedade de uma Justiça mais efetiva e verdadeira.

Ao olhar para o próximo ano, esperamos não apenas um Direito mais humano e eficiente, mas também uma sociedade mais honesta, em que direitos sejam exercidos com responsabilidade e deveres cumpridos com consciência.

Que o novo ano seja de aperfeiçoamento das instituições, fortalecimento do Estado de Direito e valorização da advocacia como função essencial à Justiça. Que haja mais empatia e  respeito em cada decisão, em cada relação e em cada ato jurídico.

Sobre o autor: Daniel Coregio é advogado e professor universitário. Especialista em Direito Processual Civil, Ciências Penais, Direito Ambiental e Direito Médico e da Saúde.

#Justiça #Honestidade #Respeito #Dignidade



Fale Conosco
1
Fale Conosco